Quando devo registrar a minha marca?

As marcas representam a identidade de uma empresa. Elas traduzem a forma com a qual clientes, parceiros e fornecedores reconhecerão seus produtos e serviços e os diferenciarão dos seus concorrentes.

Por ser o principal elo entre o negócio e os consumidores, quando registrada, a marca é considerada um dos mais importantes patrimônios da empresa.

O registro deve ser realizado perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI): essa é a única forma de garantir uso exclusivo da marca em todo território nacional dentro da sua área de atuação.

Infelizmente, muitos empreendedores costumam adiar o registro, seja por acreditarem que já estariam com o CNPJ, por esperarem o crescimento da empresa, ou por não terem se preparado financeiramente. Seja por qual motivo for, deixar o tempo passar faz aumentar os riscos de perder a marca.

Fique atento! Você não precisa de CNPJ, nem deve esperar a empresa expandir: o momento de registrar a sua marca é logo após escolher um nome para o seu negócio.

Por fim, deixamos aqui algumas dicas valiosas: antes de investir em itens de papelaria ou fachada de loja, informe-se sobre a possibilidade de registro do nome que deseja. Prepare-se para o melhor investimento que você pode fazer pela sua empresa!