Como registrar sua marca de bijuterias?

Para quem é apaixonada por acessórios e moda, uma alternativa para iniciar no empreendedorismo é apostar em uma marca especializada em bijuterias. Além de trabalhar com itens maravilhosos e com a autoestima das pessoas, precisamos considerar que esse é um setor em constante crescimento!

Quais devem ser os primeiros passos para criar uma marca de bijuterias?

Inicialmente, é necessário definir como será a sua loja: você vai apostar na revenda de bijuterias (comprando peças em atacado e revendendo), ou você mesma vai criar seus produtos?

Em seguida, é hora de fazer um planejamento bem detalhado. Engana-se quem acha que pequenos negócios não precisam de um plano. Nessa fase, você deve definir seu público-alvo, sua precificação, seu plano financeiro e operacional.

Aliado a isso, é preciso preparar a estrutura de vendas. Uma loja on-line é uma excelente opção para quem está começando e não possui um grande estoque de mercadorias.

Outro ponto que merece bastante atenção é o desenvolvimento da identidade visual. É através dela que a marca ganha um “rosto” diante do público-alvo, o que auxilia no reconhecimento do seu negócio e agrega muito valor aos seus produtos.

Além de contribuir para humanizar e fortalecer a personalidade da marca, a identidade visual profissionaliza o seu negócio e aprimora o desempenho das suas campanhas. Afinal, ele estará sempre presente em seus futuros materiais gráficos, como cartões de visitas, brindes e cartelas personalizadas para os acessórios.

Mas atenção! De nada adianta criar uma marca incrível e fazer todos esses investimentos, se ela não for realmente sua. Por isso, é indispensável que você faça o registro da sua marca de bijuterias o quanto antes!

O registro de marcas é feito exclusivamente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), ou seja, apenas perante esse órgão você garante a titularidade do nome e do logotipo que escolheu, evitando que outra pessoa utilize os utilize sem autorização.

E não para por aí. Além de proteger o seu negócio, uma breve consulta ao INPI pode te poupar muitas dores de cabeça.

No sistema do órgão é possível avaliar se a marca que você deseja já está registrada. Sem essa busca, você pode acabar fazendo uso indevido de um nome já existente, o que pode resultar até mesmo na obrigação de indenizar o proprietário. Já pensou?!

E como fazer para registrar a minha marca de bijus?

O processo de registro de marcas é complexo, uma vez que envolve várias fases e critérios a serem observados.

O primeiro passo é a definição da(s) classe(s) que você precisará para registro no órgão, o que será estabelecido conforme os produtos que a sua marca vende e os serviços que oferece.

O INPI adota a Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice. Trata-se de uma lista de 45 classes com informações detalhadas sobre os mais diversos tipos de produtos e serviços. Em uma sucinta análise, o registro de uma marca de bijuterias possui as condições necessárias para ser inserido na classe 14

Além disso, se a venda for realizada em uma loja física ou através de e-commerce, a marca deverá ser registrada na classe 35, que corresponde ao serviço de comércio.

Diante de tudo isso, é fácil perceber que o registro de marca é algo sério e precisa estar no topo da sua lista de prioridades. Se você está precisando de ajuda nesse processo, entre em contato com a gente!