Preciso monitorar a minha marca?


O Brasil é um dos países com mais empreendedores do mundo e, no universo dos negócios, é comum ouvirmos a expressão “nem tudo se cria e muito se copia”.
 
É fácil constatar que as cópias acontecem com frequência. Por essa razão, é muito importante que os empreendedores fiquem atentos às suas próprias marcas e garantam que ela esteja efetivamente protegida.
 
Como fazer isso?   
 
Sem dúvidas, o monitoramento de marcas é uma peça-chave.
 
Afinal, o que é o monitoramento de marcas e qual é a sua importância para os negócios?

O serviço de monitoramento de marcas consiste em consultas regulares ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), um órgão do governo responsável por garantir os direitos sobre a propriedade das marcas no Brasil.
 
Essas consultas permitem que você, como interessado, prontamente identifique pedidos de registro de marcas que possam colidir com a sua ou que, de alguma forma, se assemelhem e, consequentemente, sejam capazes de causar confusão ao consumidor. Ao afastar esse problema, você evita sofrer inclusive com o cenário de concorrência desleal ao seu negócio.
 
Além disso, o monitoramento permite acompanhar qualquer movimentação que ocorra no seu processo de registro. Isso é fundamental, uma vez que, diante do “ataque” de outra marca (por meio de uma oposição, por exemplo), você será capaz de responder a tempo, evitando a perda de prazos e eventuais prejuízos daí decorrentes, como as morosas e custosas batalhas judiciais, além da perda da marca.
 
Vale ressaltar que o INPI não necessariamente envia notificações aos interessados, mas tão somente publica o ato na Revista de Propriedade Industrial (RPI), que é lançada semanalmente pelo órgão e contém menção a milhares de atividades ocorridas nos últimos dias em relação aos processos em andamento na plataforma.
 
Como evitar prejuízos? Ou você adquire o hábito de ler, semanalmente, cerca de 7 mil páginas da RPI, ou você contrata uma boa equipe para monitoramento de marcas.
 
Infelizmente, é comum as pessoas optarem por não contratar esse serviço, visto que já pagaram pela assessoria durante o processo de registro e também por todas as taxas cobradas pelo órgão.
 
Contudo, é somente com o monitoramento que você irá se resguardar e conseguir tomar as providências necessárias para zelar pela sua propriedade e por seus direitos.
 
Não podemos esquecer que a marca é o maior patrimônio de uma empresa, pois é ela que faz com que os clientes reconheçam e valorizem seus produtos e serviços. Pense no monitoramento não como uma despesa, mas como um investimento para o seu negócio.

Temos uma notícia para você!
A equipe Elas Explicam oferece o serviço de monitoramento!
 
Como ele funciona?

Nós trabalhamos com um software especializado e eficiente que detêm inúmeras funcionalidades e recursos.
 
Através dessa ferramenta, conseguimos detectar pedidos de registros de marcas colidentes ou semelhantes com a que está sendo monitorada, a partir da identificação de palavras-chave.
 
Além de informar todos os despachos publicados na RPI relativos aos processos em monitoramento, a plataforma emite notificações e relatórios exclusivos, gerados a partir de publicações oficiais do INPI.
 
E, por último, mas não menos importante: contamos com uma equipe altamente qualificada na área de propriedade industrial. Nossos profissionais estão sempre à disposição para tirar suas dúvidas e atendê-lo da melhor forma possível.
 
Conte conosco para o que precisar!