Digital influencer precisa registrar marca?

Nos últimos anos, os chamados “Digital Influencers” (influenciadores digitais) têm ganhado cada vez mais espaço como produtores de conteúdos nos mais diversos canais e redes sociais.

Infelizmente, em razão de seu amplo alcance mundial, essas pessoas são frequentemente vitimas de plágios em suas criações ou sofrem com o uso indevido de suas imagens – inclusive por marcas que se valem da fama do influenciador para lançar produtos no mercado a sua autorização.

Um famoso caso foi o da influenciadora Camila Coutinho, criadora do blog “Garotas Estúpidas”.

Diante da repercussão das criações da blogueira, uma empresa de cosméticos lançou uma coleção de produtos utilizando o nome “Garota Estúpida”. Acontece que tudo ocorreu sem autorização.

O caso foi levado à Justiça e Camila Coutinho conseguiu uma sentença favorável, uma vez que havia feito o registro da sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 

Essa história deixou a situação bem clara, né?

A resposta é SIM: Digital Influencer PODE E DEVE registrar a marca.

registro de marca  é indispensável tanto para aquele empreendedor que está começando seu negócio quanto para um influenciador na internet.

Mas, afinal, o que é o registro de marca?

É um título concedido pelo INPI, um órgão do Governo Federal, que garante a propriedade sobre uma marca e o direito de usá-la com exclusividade no Brasil em seu segmento de atuação.

Essa proteção é fundamental para impedir que terceiros façam uso indevido da sua marca, copiando o nome ou o logotipo que você criou sem a sua autorização. Por fim, vale ressaltar: o seu negócio pode ser CNPJ ou pessoa física.

Então, se você é digital influencer, faça o registro da sua marca o quanto antes!!

Dono da marca é quem registra. Se você tem uma criação, deve protegê-la antes que outra pessoa a registre.

Caso contrário, você perderá o direito de uso – e ainda poderá ter que arcar com uma indenização por uso indevido de marca alheia. Uma baita dor de cabeça, não é mesmo?

Diante de tudo isso, ficou bem clara a importância do registro de marca (e os inúmeros problemas que a sua ausência pode trazer).

Claro, sabemos que o registro exige conhecimento jurídico. Por isso, é fundamental estar acompanhado por profissionais especializados em todas as etapas. Assim você garante que seu processo esteja sempre em ordem com todas as exigências.

Se outras dúvidas surgirem, entre em contato conosco.

Estamos à disposição para avaliar o seu caso e oferecer o melhor auxílio possível!